"Neste sentido, as características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo e o sonho de um lado e o exagero e a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro. Também destacam-se o nacionalismo, a idealização do mundo e da mulher, assim como a fuga da realidade e o escapismo. Eventualmente também serão notados o pessimismo e um certo gosto pelo lúgubre."
"Das influências intelectuais que mais ajudaram no sucesso do Realismo denota-se a reacção contra as excentricidades românticas e contra as suas falsas idealizações da paixão amorosa, bem como um crescente respeito pelo facto empiricamente averiguado, pelas ciências exactas e experimentais e pelo progresso técnico. A passagem do Romantismo para o Realismo, corresponde uma mudança do belo e ideal para o real e objectivo."
Seria mirar muito longe fazer uma comparação entre a adolescência, com suas descobertas, prazeres e sonhos, ao Romantismo, e a sobriedade da maturidade, as reponsabilidades da vida e ceticismo perante o mundo, ao Realismo ?
A transição humana se reflete nas manifestações da humanidade, e assim como na vida, o filho não é inteiramente livre da influência dos pais.
Mas o principal eixo do academiscismo é a premissa de que a arte é aprendida, de que um artista não é um génio cuja mão se move ao ritmo da inspiração divina ou talento, mas sim um teórico, um conhecedor da matéria, um intelectual informado sobre as regras formais e que segue o gosto considerado como o único aceitável. Pela forte actuação das academias, ao nível da formação e divulgação da arte académica (concursos, exposições), a produção artística acaba por ser controlada limitando a imaginação e a intuição individuais, renunciando qualquer corrente que divergisse da já disseminada.
Eu brinquei com essas idéias e associações, para mostrar como que dentro desse grande sistema de forma e conteúdo, as revoluções humanas são feitas.
Enquanto houver interação, novas idéias se formarão. Pude transmitir diversas informações de uma forma fácil e acessível, mas você lê esse post não pelas informações em si (pois podem ser facilmente adquiridas na internet), mas pelo jeito como eu encaixei eses blocos de informação distintos, e correlacionei uma com as outras.
Isso é inovar.
O mundo é um grande banco de dados, e todos os dias o volume de informação adquirida aumenta. Mas isso nada adianta se não soubermos o que fazer com essa informação.
Vejamos por exemplo o famoso Teorema de Pitágoras:
a² + b² = c²
Essa aparentemente simples constatação, desencadeou a descoberta de Números irracionais e a fórmula de Distância Cartesiana.
Não sou da área de exatas, mas sei perfeitamente que se não fosse por diversas regras derivadas deste e outros teoremas, não teríamos a capacidade de gerar a tecnologia usada por exemplo em celulares e telecomunicação, atualmente pilares de funcionamento do mundo. Sem essa simples constatação, não teriamos uma das bases para a internet que você está usando agora.
Inovação ocorre a toda hora, mas não significa que tenha um uso imediato. Às vezes basta o terreno estar devidamente fertilizado para que uma boa idéia possa brotar ali e revolucionar nosso conceito de mundo.
A internet serve exatamente para isso.
Aqui está o campo onde idéias podem se encontrar, onde o conhecimento está organizado de tal maneira que todos possamos encaixar esses pedações de informação como um brinquedo de montar e criar coisas que nos surpreendam e melhorem nossa vida.
Aqui a informação pode fluir sem fronteiras continentais, as intenções podem ganhar força e se transformar em ações coordenadas.
A forma está ai. Nós somos o conteúdo.